Seja bem vindo ao nosso site NÍQUEL FM A SUA RÁDIO WEB niquelfmradioweb.com.br!

Hora Certa

WhatsApp 94991052029
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
8
9
10
11
13
15
Estatísticas

Visitas: 48483

Usuários Online: 1

Fan Page
Últimas Músicas
Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Videos
Top Música
1
Ana CastelaNosso Quadro
2
Gusttavo Lima DESEJO IMORTAL
3
Maiara e MaraisaFelizes Para Sempre
4
Simone MendesERRO GOSTOSO
5
Zé Neto e Cristianooi balde
Enquete

Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

Facebook

Instagram

Twitter

Youtube


Brasil

Presidente Lula assina, nesta terça-feira (5), decreto que regulamenta o Programa Cozinha Solidária

Na cerimônia, serão anunciados R$ 30 milhões destinados à oferta de refeições, que serão acessados pelas entidades gestoras do programa

Publicada em 05/03/2024 às 19:57h - 178 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Presidente Lula assina, nesta terça-feira (5), decreto que regulamenta o Programa Cozinha Solidária
O Programa Cozinha Solidária é uma estratégia de governo que permite a integração de outras ações de segurança alimentar e nutricional à população carente  (Foto: )

 

Brasília – Em cerimônia, na manhã desta terça-feira (5), no Palácio do Planalto, com a presença do ministro Wellington Dias, do  Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina o decreto que regulamenta o Programa Cozinha Solidária. O ato marcará a plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Na ocasião, Lula assinará também outro decreto, que trata da composição da cesta básica de alimentos, alinhada com as recomendações e princípios dos Guias Alimentares Brasileiros.

O Programa Cozinha Solidária foi criado em julho de 2023, por meio da Lei 14.628/2023, e é coordenado pela pasta de Dias. Com a assinatura do decreto, será feito anúncio de R$ 30 milhões em recursos destinados à oferta de refeições, os quais serão acessados pelas entidades gestoras do Cozinha Solidária, por meio de editais de chamada pública.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, explicou que o programa é uma estratégia do governo que permite a integração de outras ações de segurança alimentar e nutricional, como o  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana.

 

 

 

“Estamos abraçando iniciativas da sociedade civil e fazendo com que essas políticas públicas cheguem ainda mais perto de quem mais precisa ter garantido o direito humano à alimentação adequada e saudável,” frisou.

As Cozinhas Solidárias surgem a partir das iniciativas da sociedade civil e de movimentos populares, que, especialmente durante a pandemia de covid-19, se articularam e criaram espaços para preparo e distribuição de refeições, em resposta à realidade da fome que se acentuou ainda mais naquele período.

Decreto

A regulamentação do Programa Cozinha Solidária também estabelece diretrizes e normas para orientar as diversas iniciativas que passarão a ser atendidas em todo o território nacional. Além disso, o documento determina as modalidades de apoio do Governo Federal, critérios para participação, princípios, diretrizes e finalidades ancorados em bases da segurança alimentar e nutricional.

A gestão e operacionalização do programa se dará por meio de parcerias entre MDS e entidades gestoras (entidades privadas sem fins lucrativos), que atuarão na gestão e coordenação compartilhadas com uma ou mais Cozinhas Solidárias, oferecendo suporte ao funcionamento dessas tecnologias sociais.

Além disso, as Cozinhas Solidárias que fizerem parte da iniciativa poderão participar da formulação, implementação e monitoramento do programa, garantindo a transparência e o engajamento da comunidade nas ações desenvolvidas.

Estas parcerias serão orientadas pelas seguintes diretrizes definidas no decreto:

  • Acesso à alimentação adequada e saudável, de acordo com os preceitos do Guia Alimentar para a População Brasileira;
  • Participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle do Programa;
  • Intersetorialidade, articulação e coordenação das ações relativas à segurança alimentar e nutricional e a
  • Valorização da cultura alimentar e incentivo à utilização dos alimentos provenientes da agricultura familiar e da agricultura urbana e periurbana.

Os recursos destinados às iniciativas de Cozinhas Solidárias participantes terão como finalidade apoiar a oferta de refeições para ações já em funcionamento, fornecer alimentos in natura e minimamente processados, adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, e apoiar a formação de colaboradores ou a implementação de projetos que abordem processos formativos com objetivo de aprimorar o funcionamento destes equipamentos.

Contexto

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), publicados em 2022, revelaram que 33 milhões de pessoas no Brasil estão em situação de insegurança alimentar e nutricional considerada grave. A maioria dessas pessoas vivem em áreas urbanas. Além disso, a volta do Brasil ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em 2022 soa como alerta, apontando para a urgência de ações efetivas que respondam às demandas decorrentes dessa realidade.

Com a Lei das Cozinhas Solidárias, o Governo Federal passou a reconhecer estes equipamentos como uma tecnologia social crucial no combate à insegurança alimentar e nutricional. Em 2023, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS deu início ao mapeamento dessas iniciativas em funcionamento em todo Brasil.

O objetivo é apoiar o planejamento e delineamento de ações estratégicas voltadas às experiências locais de abastecimento e oferta de refeições que atendem pessoas e famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. Até o momento foram mapeadas mais de 2,4 mil cozinhas solidárias pelo país, a maior 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04

Copyright (c) 2025 - NÍQUEL FM A SUA RÁDIO WEB - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD